“Onde reina o amor / Deus está aí”. Sob as vozes de aproximadamente 150 pessoas, entre autoridades, padres e fiéis de toda a cidade, foi realizada, na quinta-feira (6), na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida – Mitra Arquidiocesana de Contagem, a cerimônia de entrega de Termos de Permissão de Uso (TPU) a 12 paróquias de Contagem, situadas em todas as oito regionais administrativas da cidade.
Entre os presentes, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, o vice-prefeito, William Barreiro, e diversas autoridades religiosas.
A permissão da utilização de terrenos públicos ocupados pelas igrejas contempladas precisará ser renovada somente daqui a 25 anos, por outros 25. Até então, essa renovação era necessária a cada cinco anos, o que causava transtornos e insegurança a sacerdotes e religiosos do município.
Os entendimentos entre a administração municipal e a Mitra Arquidiocesana começaram em março de 2018, quando Alex de Freitas encontrou-se com Dom Walmor Oliveira e padres responsáveis por paróquias de Contagem, que encaminharam os primeiros passos para a regularização do uso da propriedade das igrejas. “Várias paróquias estavam tentando regularizar os terrenos, e esse processo, moroso até então, melhorou muito nos últimos meses”, testemunhou o padre e vigário episcopal da região Nossa Senhora Aparecida, Jerzy Wydrych, que conduziu a cerimônia.
Emocionado, Alex de Freitas comentou sobre as dificuldades vividas pela administração municipal durante os 13 meses em que Contagem teve cerca de R$ 240 milhões confiscados pelo governo estadual, mostrando-se otimista em relação aos investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão previstos para os próximos meses. O prefeito também ressaltou a importância da celebração do TPU junto a igrejas no município: “Com isso, vamos resolver um problema antigo de relacionamento entre poder público e a Igreja Católica, que, em alguns casos, ocupa espaços públicos. A cada cinco anos havia sempre uma apreensão, e a gente queria que isso tivesse um fim. Então, com a entrega desses Termos de Permissão de Uso, vamos deixar todo mundo tranquilo e evitar burocracias”.
William Barreiro realizou a entrega dos TPUs a cada responsável pelas paróquias beneficiadas e disse que o documento contribuirá para a expansão das atividades eclesiásticas: “Com certeza, vai dar mais condições e garantias a todos os paroquianos de Contagem, para que possam, inclusive, fazer mais empreendimentos em suas paróquias”.
Mais tolerância e diálogo
Muito concentrado, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, recém-eleito presidente da CNBB, proferiu um discurso em que ressaltou a necessidade de tolerância e diálogo frente às crises econômicas, morais, culturais e ambientais que assolam a humanidade. “Os tempos mudaram e estamos sendo desafiados por enormes mudanças. É um momento difícil. Mas precisamos ter coragem para enfrentar as adversidades e dar respostas às novas questões que se colocam. É nessa perspectiva que estamos trabalhando. Quero dizer ao prefeito de Contagem e a todos os que ele representa, que receber esses títulos é muito importante para nós. Esses Termos Permissão de Uso nos dão a tranquilidade pela legalidade, algo tão importante para nós. Não estamos aqui porque somos partidários, mas como poder civil, que, junto de um governo importante, dialoga, com sua voz própria, para tentar abrir novos caminhos rumo a uma sociedade mais justa e solidária”, declarou o arcebispo e presidente da CNBB.
Padre Dejair Roberto Rossi, do Curato Divino Espírito Santo, no Jardim Industrial, foi um dos sacerdotes que receberam o TPU. Para ele, o documento trará mais tranquilidade a todos. “Estava muito solto, não sabíamos a quem nos dirigir para renovar o documento. Agora, será mais tranquilo”, opina o pároco.
Além do prefeito, do vice-prefeito, do assessor de gabinete Normando Pinheiro e do presidente da CNBB, a mesa de abertura da cerimônia foi composta por Dom Otacílio Lacerda e Jerzy Wydrych, autoridades religiosas.